196 anos de emancipação política e mais de 300 anos de históias

Venha conhecer Saboeiro, visite nossos pontos turísticos, a Prefeitura Municipal de Saboeiro está resgatando a históia do município.

A Cidade

História

Região inicialmente habitada pelos índios jucás. Apos o seculo XVI quando navegantes franceses alcançaram o litoral nordestino brasileiro. Algumas famílias de antigos nobres franceses habitaram a região. Famílias como Braga Basto e a Linhagem Nocrato, habitaram pelo sertão. Ao decorrer do tempo as famílias se casaram entre si e se apossaram de terras no interior dos estados nordestinos, uma dessas terras era saboeiro. A partir do século XVIII, recebe novos habitantes oriundos de Pernambuco, que tinham como intuito a implantação da pecuária do Ceará. A cidade teve um grande avanço como ambiente urbano a parte da criação da fazenda "Uruguai" nomeada pelo seu dono Raimundo Nocrato Soares Casado com a Senhora Maria Iracema Braga Nocrato. Alem da fazenda o casal possuía o 2º Cartorio de Saboeiro onde eram feitas as escrituras da cidade, sendo de grande eficacia para os habitantes do local. A familia de fundadores da cidade possui valor histórico ate os tempos atuais. Com grande participação politica no Ceara. Saboeiro significa vendedor de sabão. A denominação original do município era Santa Cruz de Caracará, depois Caracará, Carcará e, desde 1859, Saboeiro.

Saboeiro

Cultura e Economia

O principal evento cultural é festa da padroeira, Nossa Senhora da Purificacão (2 de fevereiro). Dia do Sabonete (12 de março). Saboeiro tem uma forte economia voltada na agricultura de algodão arbóreo e herbáceo, arroz, milho e feijão. Pecuária: bovinos, suínos,avícola,apicultura.