Prefeitura de Saboeiro




Dados do município


História

Região inicialmente habitada pelos índios jucás. Apos o seculo XVI quando navegantes franceses alcançaram o litoral nordestino brasileiro. Algumas famílias de antigos nobres franceses habitaram a região. Famílias como Braga Basto e a Linhagem Nocrato, habitaram pelo sertão. Ao decorrer do tempo as famílias se casaram entre si e se apossaram de terras no interior dos estados nordestinos, uma dessas terras era saboeiro. A partir do século XVIII, recebe novos habitantes oriundos de Pernambuco, que tinham como intuito a implantação da pecuária do Ceará. A cidade teve um grande avanço como ambiente urbano a parte da criação da fazenda "Uruguai" nomeada pelo seu dono Raimundo Nocrato Soares Casado com a Senhora Maria Iracema Braga Nocrato. Alem da fazenda o casal possuía o 2º Cartorio de Saboeiro onde eram feitas as escrituras da cidade, sendo de grande eficacia para os habitantes do local. A familia de fundadores da cidade possui valor histórico ate os tempos atuais. Com grande participação politica no Ceara. Saboeiro significa vendedor de sabão. A denominação original do município era Santa Cruz de Caracará, depois Caracará, Carcará e, desde 1859, Saboeiro.

Cultura

O principal evento cultural é festa da padroeira, Nossa Senhora da Purificacão (2 de fevereiro). Dia do Sabonete (12 de março)

Economia

Agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, arroz, milho e feijão. Pecuária: bovinos, suínos,avícola,apicultura.



Altitude

291 m


Área

1 383,472 km²


Clima

Tropical quente semi-árido


Densidade

11,39 hab./km²


População

15 754 hab. IBGE/2010


Relevo e solo

A principal elevação é a Serra do Mota.


Hidrografia

As principais fontes de água são o rio Jaguaribe, os riachos Macambira, Parelhas, Conceição, Cachoeiras, Cordas, Barra e tipís.


Subdivisão

O município tem seis distritos: Saboeiro (sede), Barrinha, Felipe, Flamengo, Malhada e São José.


Vegetação

A vegetação é composta por caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.A caatinga é um tipo de ecossistema que consiste em áreas com mais de trinta graus.