3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura

Cultura - Data: 4 de maio de 2024

A Secretária de Cultura, Fátima Olinda, participou nos dias 25 e 26 de abril do 3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Foram 2 dias imersos em profundos debates, trocas de experiências, reflexão e estruturação de idéias, onde mais de 300 pessoas, gestores e fomentadores da cultura, representando mais de 150 municípios puderam expor suas vivências e realidades com o propósito de fortalecer o Sistema de Cultura em todas as suas esferas.

Ocasião em que houve o lançamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no estado, CEUs do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e uma pactuação dos municípios cearenses em prol da cultura.

Na manhã do 1º dia do 3º Encontro do Sistema Estadual de Cultura, o Deputado Federal José Guimarães, líder do governo na Câmara, durante sua fala, anunciou:
“Destinaremos para os kits municipais e fortalecimento dos sistemas municipais a emenda de R$ 1 milhão. E a Secult Ceará organizará com todas as casas. Tudo pela cultura em cada cidade e município”.

No encerramento que aconteceu no dia 26, com uma cerimônia, iniciada às 18h, no Theatro José de Alencar, na oportunidade, o governador Elmano de Freitas, noticiou, para a iniciativa do “Pacto Pela Cultura”, o investimento na ordem de R$ 30 milhões.

PACTO PELA CULTURA

Um documento denominado “Pacto pela Cultura” foi assinado na ocasião por representantes do Ministério da Cultura (MinC), do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e ainda prefeitos ou representantes de 35 cidades do Ceará.